sábado, 19 de fevereiro de 2011

Review: Os Outros Caras

Ultimamente um dos atores que vem me chamando mais a atenção por trabalhos humorísticos no cinema é Will Ferrell. Quando você olha para a cara dele você já sabe que ele vai te fazer dar algumas risadas durante o filme. Isso, somado às quase sempre "peculiares" personalidades encarnadas por ele, resulta em alguns filmes de qualidade bastante discutível com uma aura de humor que pode não agradar ou não ser entendida por todos, mas quem gosta se mija rindo. Filmes de comédia ridícula, como Semi-Pro e Step Brothers, apesar de receberem avaliações não muito empolgantes da crítica, me fizeram soltar boas gargalhadas na frente da TV.


Entretanto, não posso dizer o mesmo de The Other Guys, que estreou no fim do ano passado nas telonas brasileiras. Não me levem a mal, ele tem momentos engraçados, é um bom filme, mas deixou a desejar para fãs específicos que acompanham, conhecem e esperavam o característico jeito-Ferrell de se fazer humor. Ainda mais para quem assistiu o trailer e disse a si mesmo que não poderia perder esse filme, como eu.

O filme aposta bastante na ação - por isso conta com algumas presenças de peso como Samuel L. Jackson, Dwayne Johnson e Mark Wahlberg -, intercalada por alguns momentos cômicos para quebrar o ritmo - daí a presença de Will.


O próprio trailer já confirma isso, misturando cenas alucinantes com diálogos bem cômicos, nos fazendo ficar com muita vontade de ver o filme. O problema é que os "atores de peso" mencionados parecem ter sido apenas uma estratégia de marketing para atrair o público, *SPOILER* (selecione o texto para ler) uma vez que os personagens de Samuel e Dwayne aparecem somente em algumas cenas no início do filme e logo morrem, lembrando o semelhante fiasco de The Expendables, no qual contávamos com cenas fodásticas de Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger, mas eles só apareceram em uma cena. *FIM DO SPOILER*


As piadas também pareciam muito mais engraçadas no trailer, mas durante o filme algumas delas soam forçadas e fora de contexto. Um exemplo claro disso ocorre numa hora em que Allen Gamble e Terry Hoitz (Ferrell e Wahlberg, respectivamente) estão sendo perseguidos em pleno trânsito de Nova Iorque quando Allen faz uma excelente manobra com o carro e Terry pergunta: "Onde você aprendeu a dirigir assim?", ao que o primeiro responde: "Grand Theft Auto!". Durante o filme inteiro não houve uma sequer referência à cultura gamer; Allen Gamble em nenhum momento demonstra na personalidade o menor resquício de um mínimo de familiaridade ou conhecimento sobre games. Mas mesmo assim, inesperadamente ele responde que aprendeu a dirigir daquele jeito no GTA... Fica difícil de engolir, além de sem graça.

A trama também não é nada que ainda não se tenha visto: uma dupla de policiais detetives atrapalhados, que não fazem nada direito e são constantemente ridicularizados pelos colegas; um esqueminha genérico de dívidas, desvio de dinheiro, chantagem e vista grossa das autoridades; resumindo: não vai surpreender.


Concluindo, The Other Guys é até um bom filme para passar o tempo, enventualmente dar uns risinhos, mas não fica à altura das expectativas. Conta com um Will Ferrell pouco inspirado e um Mark Wahlberg tentando dar uma de "transtornado-cômico" que não ficou muito bom, no meio de uma história supostamente séria e enrolada que, mesmo sendo clichê, não combinou com o clima satírico e pastelão que é transmitido. Não precisa passar longe do filme, mas também não espere "algo a mais".

Nenhum comentário: