segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Que venha 2010

O ano de 2009 foi amargo. Decepções, angústias, indignação e desmotivação misturaram-se no tempestuoso mar de aflições que foi o ano que passou. Ano morno, sem mudanças, sem nada de mais. Ano sem Copa do Mundo, sem Olímpiadas. Ano das cadeiras chatas e pesadas, ano da falta de tempo, ano sem festas, ano sem viagens.

Tá, já chega. É claro que muita coisa interessante aconteceu em 2009. Vamos primeiro aos destaques na mídia.

Em janeiro o mundo já começou melhor, com a saída da presidência de George Bush e a posse de Obama.

De ruim tivemos o escândalo dos atos secretos e a confusão toda no senado aqui no Brasil, a tragédia com aquele vôo da Air France, ou então a vergonha do roubo da prova do Enem, que acabou prejudicando os estudantes. Teve o susto com o Felipe Massa e o péssimo exemplo do Nelsinho na F1. A nível internacional, pode-se destacar o alarmante avanço das vítimas do H1N1, o vírus da gripe suína, que inclusive causou o atraso do re-início das aulas por aqui. Teve também o brutal terremoto na Itália, o esquema lá do golpe em Honduras, que tirou do poder o presidente Manuel Zelaya, o que não sei se foi bom ou ruim.

Para comemorar houve muita coisa também. A visita de grandes bandas aqui no país, tais como Radiohead, Kiss, Oasis (esta eu tive o prazer de ir ao show aqui em Porto) e AC/DC. A escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A descoberta da belíssima voz de Susan Boyle e daquele gurizinho que eu não sei o nome, as risadas proporcionadas pelo inglês de Joel Santana ou pela gafe da Vanusa, Michael Jackson morreu, a E3, que estava bem emocionante, alguns lançamentos bem expressivos no mercado de games... Enfim, o mundo foi bem agitado em 2009.

Comigo também aconteceu muita coisa.

As férias de verão foram realtivamente boas. Um pouco de praia, e muita nerdisse como sempre. Tanto que o fim das férias culminou na criação deste humilde blog no qual vosmecê perde seu tempo lendo bobagens. Tive que fazer dois procedimentos cirúrgicos (coisa simples, nada de mais) pouco depois do início das aulas. E as aulas. Ah, as aulas... Nossa, como este 2009 foi ruim quanto a isso... Nem quero lembrar.

Quanto a eventos, meu ano não foi um que se possa chamar de bom em quantidade, mas pelo menos os poucos lugares a que fui estavam bons. Em março foram 2 de anime. Teve o já mencionado show do Oasis, que foi muito bom, contando com a abertura de Cachorro Grande e seus vários sucessos. Conheci os Maquinados, no Opinião, que se mostrou uma banda de excelente gosto e qualidade.

Me matriculei num curso de língua japonesa (do qual não desisti até agora!), com um divertidíssimo professor e bagunceiros colegas. Aprendi a fazer desenhos técnicos no AutoCAD. Nas férias de inverno finalmente consegui minha habilitação de motorista, passando direto no primeiro exame prático. Revi, no meio do ano, vários dos colegas do tempo do colégio.

No final do primeiro semestre, rodei pela primeira vez na vida, na disciplina de Física II-C (eletromagnetismo), e no final do ano agora, acho que já haverá a segunda vez (pelo menos não na física de novo, né...).

Durante o ano consegui terminar alguns animes muito bons, dentre eles Gundam Seed, Claymore, Hajime no Ippo e alguns outros. Joguei vários jogos, como Tomb Raider Underworld, X-Men Origins: Wolverine, SAW: The Game, Silent Hill 2, 3 e 4, e cheguei a terminar alguns também, como Need For Speed Undercover, mesmo reclamando de não dispor de tempo. Até li um livro que não o de física, no inverno, veja só. O que faltou foi ler um mangá... até tentei iniciar uns lá, mas não passei do primeiro volume.

De aniversário, ganhei um computador completamente novo e bem superior ao antigo, com um possante Quad Core, apesar de a máquina ser humilde ainda. Pelo menos já roda tudo que é jogo no "Medium". É o que basta para ser feliz. Eu acho.

Morei sozinho por 3 semanas (morar com o meu irmão e morar sozinho é praticamente a mesma coisa... ¬¬), e na volta dos meus pais ganhei uma bela camiseta do Milan, vinda direto da Itália.

No final do ano, como uma espécie de recompensa pelo ano sofrido (e como presente de Natal adiantado também) ganhei 50% de direitos de posse sobre um PlayStation 3, modelo trambolho, acompanhado do belo Uncharted, o qual ainda não tive oportunidade de jogar por mais do que 10 minutos. Parece que o sonho de jogar na minha própria casa jogos como Metal Gear Solid 4 e o ainda não lançado God of War 3, entre outros, está finalmente próximo da realidade.

Uma pena foi não ter acompanhado muito bem o Brasileirão, que foi bastante emocionante, principalmente no fim, e ainda com a ótima campanha do Grêmio no Olímpico. Sequer pus os pés lá neste ano. E falando em futebol, foi triste. Dá para contar nos dedos das mãos os jogos que joguei em 2009.

Bom, é claro que houve muito mais acontecimentos: alguns não tão agradáveis e outros que não merecem comentários. Estou meio sem paciência para escrever isso, mas creio que a breve retrospectiva do ano seja legal, para relembrar e tal. Apesar da maioria dos destaques serem para os pontos positivos do ano, esse 2009 foi bastante duro, para mim particularmente. Muitos dos meus planos foram por água abaixo, deixei de fazer muita coisa e me distanciei de várias pessoas. Às vezes sinto que o ano passou e só fiquei mais velho e desperdicei outro ano da minha juventude. Espero que 2010 seja um pouco melhor, e que eu consiga aproveitar melhor o tempo, afinal a vida está passando e ainda quero ter boas histórias para contar aos meus filhos.

E para terminar, um vídeo interessante sobre a época em que vivemos, só porque fiquei com vontade de postar um vídeo.



Mais alguma coisa que me faltou à memória? Até mais.

Nenhum comentário: