quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Seriam Tom Cruise e Nicolas Cage criações robóticas japonesas?

Já fazia um tempo que não escrevia um post no estilo deste aqui. Pois bem, esses dias me pus eu a acompanhar com meu pai o final de um filme do Tom Cruise - nem lembro o nome, mas creio que é do início da carreira dele. Sempre achei que tinha algo de errado com esse ator, então, ao ver a atuação dele no dito filme, tive a ideia para o post de hoje.

Tu nunca teve a impressão de que alguns atores sofrem de um tipo de "baixa expressividade facial", que faz eles parecerem robôs em várias cenas? Tenho certeza de que alguém além de mim já achou que tinha alguma coisa estranha na cara do Tom Cruise, por exemplo.

Pegue qualquer filme do Tom. Em grande parte do filme, se prestar atenção, tu perceberá que ele faz a mesma cara, cuja expressão tenho extrema dificuldade em traduzir verbalmente. A melhor definição na qual consigo pensar consiste em chamá-la de cara de nada (o que acaba caindo como uma luva, de fato). Mas para não deixar tão vago, seria algo como uma variação de cara de tacho, com a boca levemente aberta mostrando os dentes superiores parcialmente, somada de distantes olhos preocupadamente sonhadores. Exatamente como exemplificado na fotografia abaixo:


Há variações nanometricamente sutis em que ele levanta de um ângulo mínimo os cantos da boca e aperta um pouco menos as sombrancelhas contra os olhos, resultando numa face mais ou menos como mostrada a seguir. Observe que quase nota-se uma inclinação para o que chamaríamos de sorriso, mas ainda assim ficam incertos os motivos e a intenção por trás da expressão. Confira:

 
Pode procurar fotos na internet. Ele está sempre com essa cara!

Outro ator que percebi que tem pouca expressividade facial é o Nicolas Cage. O rosto dele praticamente não se mexe, seja qual for a situação.

Veja aqui ele mandando um sorriso maroto:


Aqui ele preocupado/pensativo:


E aqui ele com uma cara de "Putz, peidei e fez barulho...":

 
Repare as bochechas e a testa, que se mantêm quase idênticas nas três imagens. E a boca então, nem se fala. Aliás, perceberam que a boca segue um padrão bem semelhante à do Tom Cruise?

Uma outra coisa que notei é que em vários filmes, os dois atores têm certa dificuldade em "encaixar" a personalidade adequada para o personagem, muitas vezes acabando por interpretar mais do mesmo ao invés de viajar por diferentes estilos. Isso pode ser observado inclusive na grande maioria dos artistas brasileiros: os nomes das personagens mudam, mas no fundo são todas a mesma. Bom, só não sei até que ponto as caras estáticas de Cruise e Cage contribuem para este problema.

Se por um lado é meio estranho, e até diria um pouco assustador ver esses atores atuando (pois em alguns momentos eles parecem mesmo com esses robôs que inventam na terra do sol nascente - confira no link aqui), por outro pode ser interessante: como não dá pra saber muito sobre o que o personagem sente naquele momento, fica imprevisível a próxima fala ou ação dele. Isso ajuda a manter o clima de suspense, mistério e a surpresa a cada cena, ajudando assim para que o filme não seja tão chato. E o que é melhor que um filme imprevisível, cheio de surpresas?

Só para comprovar o fator imprevisibilidade que mencionei, relembre o clássico vídeo do Tom numa entrevista no programa da Oprah. Eu só conseguia falar três letras enquanto via o vídeo pela primeira vez: W,T, F.


Fiquei pensando, mas infelizmente não me veio à mente nenhum ator brasileiro com essa característica. Se lembrares de alguém assim nas nossas novelas e filmes, deixe-me saber.

É isso. Té mais.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Mais alterações

Resolvi mudar novamente o design do blog, pois o outro estava podre e quase não permitia alterações no formato da página. Os vídeos em wide screen ficavam "cortados" e não era possível alterar as dimensões da caixa de texto, das janelas dos gadgets, etc.

Não ficou muito bonito, admito, mas espero que não odeiem, pelo menos. Se possível, faço outras alterações no futuro para deixar o blog com uma cara um pouco menos "genérica". O problema é que há certas limitações na plataforma Blogger... Mas enfim, era isso. Té mais.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

The Guild

Hoje, em mais uma de minhas andanças pela internet, descobri outra coisa genial, dessa vez uma série, chamada The Guild. Então aqui vai um post rápido só para disseminar um pouco mais; está disponível no Youtube, com legendas em português, até o final da terceira temporada (atualmente está em andamento a quarta temporada, acho eu) neste canal.

Ilustração do elenco principal. Fonte: Nerd's Blog =)

Explicando ligeiramente, é uma web-série de comédia com episódios bem curtinhos, variando geralmente entre 4 e 8 minutos, que retrata a vida - tanto virtual, como real - de jogadores compulsivos de MMORPG (ou a falta de vida, se preferir). É um tipo de humor meio "restrito", devo dizer, mas deve agradar você que se presta a ler este blog.

Na verdade é uma série velha até (o primeiro vídeo do canal data de 3 anos atrás), tendo inclusive já ganho diversos prêmios.

Créditos ao blog das Garotas Geeks, que foi por onde fiquei sabendo da existência de tal série. Para mais detalhes acerca de The Guild, cheque o post delas aqui.

Abaixo, um excelente vídeo-clipe da própria galera da "guilda" - creio que já seja suficiente para os marmanjos ficarem no mínimo "curiosos", e por que não as moças também?



Agora só um Easter Egg para deixá-los ainda mais intrigados:
Tu acreditaria que esta ruivassa aí, além de protagonista, é a própria idealizadora e escritora da série, sendo ela mesma jogadora de MMOG's? Tá tudo no link ali em cima.

Por hoje é só, folks!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Você sabe que é nerd se...

...entende o significado de abreviações como ROFLMAO, NSFW e MTFBWY.

...viu a trilogia Senhor dos Anéis Versão Extendida inteira... Em UM dia.

...sabe o que é e o que faz um DeLorean com um capacitor de fluxo.

...sabe o que é um capacitor na vida real.

...consegue proferir as Três Leis da Robótica de Asimov.

...já fez suas próprias tirinhas de FFFFUUUUU.

...sabe explicar a diferença entre as Teorias da Relatividade Restrita e Geral.

...já bateu uma para a Cammy ou para a Chun-Li (ou, mais comum, para ambas) .

...lembra de cor os algarismos das 10 (ou mais) primeiras casas decimais do Número de Euler ou do Número de Ouro (porque o Pi já está muito manjado).

...já capturou o MissingNo.

...entrou numa loja e perguntou para o atendente: "What're ya selling?" (esperando que ele respondesse: "What're ya boying?"), e depois pegou um produto qualquer e disse: "Ah... I'll buy it at a high price!" - ou pelo menos gostaria de ter feito isso um dia.

...gosta muito mais de ficar admirando sua Level 80 Blood Elf sexy do que de ver vídeos no Red Tube.

...mal lembra do aniversário da sua mãe, mas sabe datas inúteis ou ridículas como o Dia Universal do Jedi e o Dia Internacional de Falar Como um Pirata.

...entendeu obras como Donnie Darko e Evangelion.

...odeia quando dizem que você deveria se livrar logo dos brinquedos ou bonequinhos da estante do seu quarto.

...escuta bandas de Power Metal como Raphsody of Fire, HammerFall e Blind Guardian.

...sabe as diferenças entre os Produtos Interno, Vetorial e Tensorial de dois vetores.

...os únicos elogios femininos que você recebeu nos últimos 5 anos foram da sua mãe.

...as únicas experiências sexuais que você teve nos últimos 5 anos foram com a sua mão.

...sabe quem são Alottoni, Azaghal, JP, Tucano, Tresdê, Bluehand e companhia.

...possui 2 ou mais computadores pessoais.

...já teve ou tem 5 ou mais consoles de videogame.

...seu humor negro se restringe a imitações e piadinhas sobre Stephen Hawking.

...é rico e tem um iPhone 4.

...é pobre e gostaria de ter um iPhone 4.

...um de seus sonhos é trabalhar para Shigeru Miyamoto, Hideo Kojima ou outra personalidade deste cacife.

...odeia Fanboys, mesmo que você, secretamente, seja um deles.

...sabe o que é um Fanboy.

...utiliza mais vezes o Google em uma semana do que o número de sites pornográficos na internet cresce em um mês.

...riu da piada da galinha esférica no vácuo em The Big Bang Theory.


To Be Continued...

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Meta quase cumprida

Novidades, amigos. Sobre a aposta que eu fiz comigo mesmo, aquela dos 100 filmes, que eu já falei várias vezes aqui. Faltam pouco mais de 10 filmes para considerar a tarefa completa. Mais precisamente já foram 84 filmes assistidos.

Para falar a verdade, se for contar todos os outros filmes que eu peguei na TV quando já tinham começado uns minutos antes, todos aqueles que eu vi mas fiquei com vergonha de anotar, e mais uns que simplesmente esqueci de anotar e não encontrei mais o nome, creio que eu tranquilamente já tenha ultrapassado a casa das dezenas. Vejam agora a lista:

Filmes vistos até agora em 2010

Bastardos Inglórios
Prova de Fogo
Avatar
Adventure Land
Top Gang 2: A Missão
O Iluminado
Donnie Darko
Pi
Oldboy
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
500 Dias com Ela
Clube da Luta
O Lutador
Réquiem para um Sonho
Onde os Fracos Não Têm Vez
Zodíaco
Cubo
Fanboys
Amnésia
Quero Ser John Malkovich
Street Fighter: A Lenda de Chun-Li
Beleza Americana
Caso 39
Tempo de Violência
Caché
O Balconista
O Livro de Eli
Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças
Dançando no Escuro
Cães de Aluguel
Zeitgeist
Perfume - A História de um Assassino
Teoria da Conspiração
Os Suspeitos
A Estrada
Blade Runner - O Caçador de Andróides
Uma Mente Brilhante
O Silêncio dos Inocentes
Gran Torino
Eu Sou a Lenda
Grindhouse - Death Proof
Uma Noite de Amor e Música
Os Imperdoáveis
Os Doze Macacos
Apocalypse Now Redux
Cloverfield - Mosntro
El Topo
Melhor é Impossível
2012
S. Darko - Um Conto de Donnie Darko
Passageiros
Kill Bill Vol. 1
Cidade das Sombras
Vírus
Quase Irmãos
Kill Bill Vol. 2
Quase Irmãos
A Montanha Enfeitiçada
Juno
Distrito 9
Miss Março
EuroTrip
Firewall
Primer
Laranja Mecânica
Tá Todo Mundo Louco
Segurando as Pontas
Um Sonho de Liberdade
Todo Mundo Quase Morto
Kick-Ass
Seven - Os Sete Crimes Capitais
Sin City - A Cidade do Pecado
O Touro Indomável
Batman Begins
Extermínio
Batman: O Cavaleiro das Trevas
Perfect Blue
De Volta para o Futuro
V de Vingança
De Volta Para o Futuro - Parte 2
Um Dia de Fúria
De Volta Para o Futuro - Parte 3
Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo
Os Mercenários

Ficou bem difícil recomendar os 10 melhores porque tem muito filme bom, mas vou tentar fazer um top 10. Se algum filmão não entrou, não significa necessariamente que é pior, só que não tinha mais espaço.

Donnie Darko
O Lutador
Amnésia
Tempo de Violência
Zeitgeist
Blade Runner - O Caçador de Andróides
Kill Bill Vol. 1
Laranja Mecânica
Um Sonho de Liberdade
De Volta Para o Futuro

Surpreendentemente os top 5 piores não mudaram muito. Acho que o meu "faro" pra filmes bons melhorou. Todavia, acho que até dava pra fazer um top 10 para os piores também, só que como é quase meia-noite agora e estou com preguiça, então só vou adicionar um e fazer um top 6, foda-se.

Prova de Fogo
Street Fighter: A Lenda de Chun-Li
Perfume - A História de um Assassino
Melhor é Impossível
2012
A Montanha Enfeitiçada

É isso aí. Rumo aos 100 filmes, falta pouco.

domingo, 5 de setembro de 2010

Resultado de um sábado frio à noite

Certas coisas, depois de um tempo, perdem a magia:


É, Potter, tudo que é demais enche o saco. Pobre bruxo, foi trocado por vampiros purpurinados.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Maiores gostosas dos games - Parte 2

Vamos à seleção de hoje. Como já dito no primeiro post, são só cinco por vez, pra deixar com gostinho de quero mais.


Raging Raven

Dá uma pena ter que atirar nela...

Raging Raven, em Metal Gear Solid 4, é uma das integrantes da "Unidade A Bela e a Fera", encarregada de destruir Solid Snake. Se por um lado é repulsivo ver alguém sofrer de transtorno de estresse pós-traumático e ainda achar sexy, por outro não somos assim tão culpados, já que era essa mesmo a intenção de Hideo Kojima. Acho que ele queria nos fazer sentir mal com nós mesmos: como se não bastasse derrotar as "feras" em suas armaduras de batalha, ainda tínhamos que atirar nelas quando nada mais possuíam a não ser o belo uniforme colante de dar dó. Ah e vale lembrar que Raven foi modelada a partir da modelo Yumi Kikuchi, da vida real.


Nina Williams

De braços cruzados esperando pra chutar uns traseiros.

Como no primeiro post, não poderia faltar uma personagem de game de luta, e dessa vez é Nina que aparece na lista para representar a famosa série Tekken. Nina está presente em todos jogos, desde o primeiro Tekken, o que a torna um dos símbolos da série. Ela é uma assassina com habilidades de diversos tipos de artes marciais, destacando-se em Aikido e Koppo, assim como sua irmã e eterna rival Anna. Seu estilo um tanto frio e calculista, bem como sua beleza e suas roupas, faz dela uma grande geradora de baba no canto da boca e de queixo caído entre os gamers.


Aya Brea

Se tu reparou que ela não está apoiando o pé esquerdo em nada, preocupe-se com sua (não-)masculinidade.

Parasite Eve é um dos grandes clássicos do velho Playstation One, feito pela Square, quando ainda era Squaresoft (ou seja, antes de se fusionar e passar a se chamar Square Enix). O jogo é um RPG que também tem vários elementos de Survival Horror, o que o deixa bem interessante. Mas vamos explicar Aya. Se não me engano Aya é uma policial. Devido a um transplante da córnea doada de sua irmã, que morreu num acidente de carro, as mitocôndrias do órgão dominaram a estrutura genética de Aya e começaram a alterá-la (ou seja, ela é mutante). Sobre o vestido, acho que é porque ela estava assistindo a uma apresentação de ópera quando começa o rolo todo do jogo. O que pode ser mais legal? RPG de horror, protagonista loira, bonita, policial, mutante e usando um vestido desses! Perfeito.


Aphrodite

Malz aê, folks. Blog para a família, então nada de peitinhos de fora.

Chega a ser ridículo o esforço de God of War para enfatizar o quanto esse jogo não é indicado para menores. Como se já não bastasse a carnificina performada pelo anti-herói espartano Kratos, ainda somos expostos a cenas de nudez e alto grau de erotismo, talvez o mais próximo que se possa chegar de pornografia num videogame que não tenha (primariamente) este propósito. Mas enfim, com peitos de fora ou não, fazendo sexo com Kratos ou não, e esquecendo o fato de ela ser praticamente uma puta (tá bom, não é culpa dela, ninguém resiste a Kratos), a verdade é que a deusa Aphrodite é, literalmente, uma deusa. É, essa não foi das melhores... Não precisa rir.


Lady

Fuck yea.

Devil May Cry é um jogo foda. Absurdo, mas foda. E personagens como Lady só reafirmam minha constatação. Extremamente habilidosa e ágil tanto no manuseio de variados tipos de armas de fogo como em suas acrobacias no combate a curta distância, Lady é um exemplo de como fazer uma personagem estilosa num jogo. Sua personalidade forte, ativa e justiceira contribuem para fazer dela ainda mais marcante. E pra completar, ela deu uma caprichada no visual em DMC4, como se já não estivesse bom o bastante no 3.


Continuem acompanhando, a lista está longe do fim. Té mais.