quarta-feira, 25 de maio de 2011

Orgulho Nerd e Toalha: o que diabos tem a ver?

É de conhecimento geral da nação - ou pelo menos deveria ser - que no dia de hoje, 25 de maio, se comemora internacionalmente o Dia do Orgulho Nerd. Mas se você tiver o mínimo de informação sobre o assunto, perceberá que grande parcela dos nerds se refere à data como o Dia da Toalha. Muita gente acaba se perguntando: Mas que porra é essa? O que tem a ver o orgulho nerd e as toalhas?


Alguns acham que é uma simples coincidência, ou seja, que algum desocupado qualquer resolveu de uma hora pra outra, aparentemente sem motivo nenhum, que no dia 25 de maio seria homenageada a invenção da toalha, e depois um outro desocupado decidiu que os nerds deveriam ter um dia pra eles, que por obra do acaso acabou sendo escolhido na mesma data. Mas se fosse esse o caso, então por que muitos nerds insistem em se referir à data como o Dia da Toalha, e não como o Dia do Orgulho Nerd (o que faria muito mais sentido)? Por causa dessa confusão toda, resolvi fazer esse post, explicando um pouco da história por trás da escolha dessas duas datas comemorativas, e no final você compreenderá que temos mais do que uma mera coincidência ligando-as.

Seguindo a ordem cronológica dos fatos, temos primeiro a criação do Dia da Toalha, que foi celebrado oficialmente pela primeira vez no dia 25 de maio de 2001. Entretanto, por razões de coesão textual, começarei pelo Dia do Orgulho Nerd.

O Dia do Orgulho Nerd aconteceu pela primeira vez na Espanha em 2006. Muitos nerds saíram às ruas para demonstrar publicamente suas paixões pelas mais variadas nerdices, usando desde referências a obras clássicas de ficção científica como Star Wars e Star Trek até atuações de um Pac-Man humano. O "evento" ganhou bastante apoio e divulgação através da internet e a notícia foi se espalhando pelo mundo todo, tomando proporções cada vez maiores ano após ano.


O dia 25 de maio foi escolhido devido à estreia do primeiro filme da série Star Wars ter ocorrido nesta data, em 1977. Pessoalmente acho que não poderia ter havido mais simbólica; 19 a cada 20 nerds catalogam pelo menos um dos filmes da trilogia original como uma das melhores obras cinematográficas já criadas na história da humanidade.

Ok, agora que já sabemos as origens do Dia do Orgulho Nerd, prossigamos para o Dia da Toalha (e a partir daqui começa a parte interessante da história toda). No Dia do Orgulho Nerd as pessoas celebram o fato de serem adeptos da cultura nerd, certo? Então é razoável supor que no Dia da Toalha as pessoas celebrem a utilidade e a importância das toalhas em suas vidas, correto? Sim, em termos... Mas esse não é o ponto crucial da questão. Aí é que está a confusão toda.

Na verdade o Dia da Toalha foi criado para homenagear o escritor britânico Douglas Adams, que havia falecido em 11 de maio de 2001, e sua série de livros famosíssima (pelo menos entre os nerds), O Guia do Mochileiro das Galáxias. A primeira homenagem foi feita no dia 25 de maio, exatamente duas semanas após a morte do escritor. Entretanto, fãs começaram a discutir para que se mudasse a data comemorativa para 42 dias após o falecimento, devido ao fato de a resposta suprema para todas as questões universais e existenciais ser o número 42. Mas por motivos obscuros e incoerentes o dia 25 de maio acabou sendo aceito em definitivo.


Bom, já está claro que o Dia da Toalha foi estabelecido por fãs de Douglas Adams, e daí pode-se naturalmente compreender a relação do Dia da Toalha com o Dia do Orgulho Nerd, pois como a maior parte dos fãs de Douglas Adams é composta de nerds, então conclui-se que as duas datas são majoritariamente festejadas por nerds. E incrivelmente as duas comemorações coincidem no mesmo dia do ano, mesmo tendo motivos diferentes para a escolha da data!

Certo, mas ainda resta uma pergunta: qual a razão da porra da toalha? Por que chamar de "Dia da Toalha", ao invés de "Dia do Mochileiro das Galáxias" ou algo assim? Aí entra mais uma peculiaridade da história criada por Adams, que consiste em ele destacar nos livros a importância da toalha para os "viajantes da galáxia", nas mais variadas e inimagináveis situações (e sim, essa parte eu copiei descaradamente da Wikipédia). A escolha do nome "Dia da Toalha" foi uma brincadeira com isso.


Espero que o post tenha sido útil para esclarecer essa confusão toda de nomenclatura. É isso, té mais!

Nenhum comentário: