sexta-feira, 17 de junho de 2011

Mais um post de mim, sobre mim, para mim.

Três trabalhos para entregar e uma prova para estudar em menos de três semanas. Mal comecei a escrever o primeiro dos trabalhos e tampouco estudei para a prova. Pelo menos estará tudo acabado lá pelo dia 6, se tudo transcorrer bem (leia-se: se eu não pegar nenhum exame). Bem, quase tudo; depois disso ainda estarei atarefado com a bolsa de iniciação científica até o último dia de julho, e ainda terei que redigir um relatório de prestação de contas, ô saco. Mas o que posso dizer, estou sendo pago...

A parte boa de ter muitos trabalhos e poucas provas é que não é preciso estudar muito. Quando você escreve um relatório científico até pode-se dizer que você está estudando, mas de um modo diferente; não é a mesma coisa que se preparar para uma prova.

Aliás, é quando passamos a definir desnecessidade de estudo como algo positivo que percebemos que estamos provavelmente tomando o caminho errado. Quando o estudo passa a se tornar uma atividade maçante, estressante, desinteressante e alienante, é sinal que há alguma coisa errada. O estudo era pra ser um momento de absorção de novas ideias, deveria fascinar e incentivar a contíbua busca por crescimento intelectual, e não ser uma tortura. Quando você não tem mais motivação nenhuma para pegar um livro, resolver exercícios e admite que não aguenta mais estudar, e sobretudo quando você percebe isso aos meros 21 anos de idade, é hora de mudar. Afinal de contas, viver é rir ou mudar.

Portanto, chega de insistir. Quanto mais cedo se muda, mais cedo se acerta ou se erra, e no segundo caso se muda novamente. Corre-se o risco de nunca acertar, mas é melhor do que se conformar e depois perceber que perdeu meia vida ao persistir numa decisão errada, e pior ainda, perceber que já não pode mais voltar atrás. É melhor tentar ser e falhar do que ficar eternamente se perguntando se poderia ter sido.

Em breve estarei entrando em uma nova fase, uma fase de mudanças, como já foi ressaltado no parágrafo anterior. E sabe-se lá o que estará por vir, resta torcer para que coisas boas. Me lamento por ter demorado tanto tempo, pois a vida passa e algumas coisas podem se tornar irreparáveis, mas antes tarde do que nunca, como já dizia o ditado.

Esse texto poderia ser considerado como um desabafo, mas prefiro pensar que só estou colocando o leitor a par da minha situação atual e invocando sua torcida por um futuro menos nebuloso. Se bem que não acho que ainda possua muitos leitores, ainda mais com a maneira como esse blog têm sido deixado de lado nos últimos meses. Por isso gostaria de pedir desculpas a qualquer um que ainda se preste a visitar o blog periodicamente, na esperança de encontrar posts novos com assuntos minimamente razoáveis.

É que é difícil se empolgar para escrever sobre qualquer assunto quando você já não consegue encontrar tanta motivação no seu cotidiano de um modo geral. Não vou mentir: de fato, poucas coisas ainda me motivam a seguir em frente. Uma delas é o canal do YouTube (que tem dado bastante trabalho, mas me rendeu bons elogios e também algumas amizades).

Não queria acabar o post tão depressivo (e definitivamente não deveria expor publicamente tanto sobre assuntos pessoais), mas foi inevitável. Peço a compreensão de todos e bola pra frente, dias melhores virão! Té mais.

2 comentários:

†† Glória †† disse...

lendo esse post só me veio uma pergunta á cabeça: tu vai mudar de curso?

=*
e melhoras!
(tipo 1 mês depois mas acho q ainda tah valendo :B)

Petitnicollas disse...

Você escreve muito bem, você deveria continuar com seu blog.