sábado, 13 de junho de 2009

Desmistificando tribos urbanas: Nerds

Longo tempo sem tocar esta "mini-coluna" do blog adiante, mas agora vai. Vamos lá.

Origens: O Nerd clássico

Acredito que o termo "nerd" tenha começado a ser usado em larga escala por volta da década de 60 ou 70. Era o modo como se chamava aquela pessoa de inteligência acima da média, que demosntrava grande fascínio por obtenção de conhecimento e por outras atividades "não tão populares" (leia-se "esquisitas"), em detrimento das habilidades sociais e cuidados com a aparência, etc. Era aquele "gêniozinho" da classe, que gostava de Física, usava óculos, sabia tudo, mas era atrapalhado, e dificilmente conversava com alguém. "Nerd" era uma forma pejorativa de se referir a esse tipo de pessoa, era uma ofensa. Ninguém gostava dos nerds, e parecia que o inteligente era, na verdade, o otário, o perdedor, e o cara malandro, que não sabia porra nenhuma e se dava bem nos esportes, era o cara legal.

Nerd clássico fazendo o que fazia de melhor.

Revolution


O que não sabiam é que a ciência e a tecnologia interfeririam decisivamente no mundo contemporâneo e acabariam por erigir de modo triunfal seus fiéis servos, até então caídos e repudiados.

Com o passar do tempo, a situação mudou. Com os video-games e microcomputadores invadindo cada vez mais os lares familiares e com a popularização dos chamados gadgets (tais como celulares ou os iPods, por exemplo), além do crescimento-relâmpago do fenômeno Internet, o interesse por eletrônicos, informática e tecnologia aumentou imensamente.

Pessoas que gostam de coisas outrora "inúteis", como programação e Matemática, passaram a ser necessárias. Tanto que outras pessoas começaram a gostar dos nerds e a querer imitá-los.

As pessoas gostam dos nerds.

O Nerd moderno


Acredito também que, devido a essa crescente popularização dos nerds, o conceito inicial, a sua definição básica, tenha sido perdido um pouco no tempo. Digo isso porque hoje em dia, esse conceito se tornou muito amplo, abrangente. O nerd não é mais só aquele cara de intelecto avantajado, porém bobo, feio e de auto-estima retraída. O nerd, além de gostar muito de ler, pesquisar e se informar, gosta de jogar video-game, gosta de RPG, gosta de séries de televisão (predominantemente as de ficção científica), gosta de Exatas, de informática, eletrônica e robótica, de Star Wars, de Star Trek, de mangás, animes... e pode gostar de quase qualquer outra coisa! Atualmente basta nascermos para sermos nerds! Convenhamos, existe alguma pessoa ainda viva que não curta nada do que eu mencionei acima? Acho difícil.

Justamente por isso, acho que a essência do "verdadeiro" nerd se perdeu. O nerd pasou a ser um cara que gosta de tudo. Não é nem mais preciso ser muito inteligente para ser chamado de nerd. E detalhe: o nerd de hoje também pode ter vida social!

Nerds estão por cima. Ou por trás... Ah, sei lá.

Eu, pessoalmente, não gosto tanto dessa nova definição, apesar de não negar que seja benéfica para os nerds. E também não é como se eu concordasse com concepções estereotipadas e pejorativas. Mas me parece que a alma do nerd fica descaracterizada, sem personalidade. Aliás, parece que a "alma nerd" deixa de existir.

Entretanto, querendo ou não, as coisas agora são assim (hehe). E a palavra-chave aqui, creio, é informação. O nerd é um cara informado. E isso é vital hoje em dia. As pessoas precisam ser informadas. Tu contrataria ou namoraria um cara/mina que se demonstrasse alheio à realidade, que não soubesse nada e nem tivesse interesse em reverter isso?

O mundo é nerd. Ponto.

Nenhum comentário: