terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Provável novo recorde em Portal


Sup, fags? Agora no fim do ano qualquer estudante não tem tempo pra nada, por conta das provas finais, recuperações, exames, provões, etc. Obviamente eu não sou exceção. Portanto a notícia de hoje vai ser copiada descaradamente de outros sites.

Há uns 5 dias atrás foi upado no Youtube, pelo usuário Transgenic86, um vídeo no qual ele gravou o que ele mesmo afirma ser o novo recorde mundial de Speedrun do genial game Portal, da Valve.

Para quem não está familiarizado com o termo, speedrun significa jogar um jogo, do início ao fim, no menor tempo possível. Seria como uma espécie de "desafio" para quem já jogou tanto um determinado jogo e/ou é tão bom nele que não fica mais satisfeito em simplesmente terminá-lo, por isso são impostas condições dificultadoras (no caso, fechar o game o mais rápido que puder), como se fosse uma demonstração de fodeza, seja para fins de satisfação pessoal ou mesmo para competir com outros viciados que fazem a mesma coisa ao redor do mundo.

Pois então, nosso amigo "transgênico" se favoreceu de diversos glitches observados no jogo Portal para conseguir a façanha de concluí-lo em 9 minutos, 25 segundos e 567 milésimos de segundo. Diz ele que foi o fruto de um duro e exaustivo trabalho de 2 anos descobrindo e analisando os glitches, os cenários, formulando estratégias e praticando muuuuuito, tudo para minimizar o tempo gasto.

Só para termos um referencial comparativo, normalmente (leia "normalmente" como "sem uso de técnicas avançadas de speedrun") leva-se algo entre 1 e 3 horas para terminar o jogo, dependendo de quanto tempo for necessário para o jogador se dar conta de como transpor os obstáculos e resolver os puzzles, e dependendo também se o jogador está jogando pela primeira vez ou não.

Notem que ele não usou nenhum tipo de mod ou trapaça para a realização do speedrun, somente foram usados os glitches "normais", todos presentes na versão oficial do game lançado pela Valve. Se bem que glitches e bugs podem de certa forma ser considerados como trapaça (constata-se muito isso em regras de conduta de MMO's), mas enfim... 

Como ele mesmo afirma em seus vídeos comentados (que explicam o que foi feito exatamente em cada parte do jogo), vários momentos exigiram precisão incrível para executar a passagem com perfeição; alguns nem davam margem de erro: era preciso acertar o pixel exato para fazer a coisa toda funcionar. Então como diabos ele conseguiu tal épica proeza, não errando nenhuma vez durante os quase 10 minutos de jogo?

Foi exatamente o que me perguntei, atônito. Mas depois me tranquilizei um pouco, pois não foi feito tudo de uma só vez. Transgênico explica que o speedrun foi segmentado por mapas. Ou seja, cada vez que atravessava um mapa, salvava o jogo no ínicio do mapa seguinte e tentava dezenas ou centenas de vezes até conseguir passar com o mínimo de tempo gasto, e assim por diante até o fim do jogo. Mas isso não tira o mérito, já que mesmo assim, só pra fazer um mísero mapa do jeito que ele mostrou no vídeo, deve ter dado uma trabalheira do carai. Abaixo, confiram o vídeo do maluco.


Seguem alguns links de matérias mais completas e uma discussão da galera sobre o feito num fórum:

- http://www.gameranx.com/updates/id/1070/article/insane-portal-speed-run-takes-less-than-10-minutes-to-beat-the-game/
- http://www.geek.com/articles/games/portal-speedrun-world-record-set-at-9m-25s-20101210/
- http://www.totalgamingnetwork.com/showthread.php?309890-Is-This-a-Record-Setting-Portal-Speedrun

Ah e não esqueçam que vem Portal 2 por aí ano que vem! Esse eu quero conferir. Té mais.

Nenhum comentário: