Você é um daqueles que dizem que os games atuais são todos muito fáceis, que você consegue terminar todos no modo Very Hard com pouca ou nenhuma dificuldade? Bom, então agora seus problemas acabaram (ou melhor, estão apenas começando)! Foi lançada há pouco tempo - no dia 1 de dezembro, para ser mais exato - a versão para PC do jogo Super Meat Boy. Ele havia primeiramente sido disponibilizado para download no fim de outubro, através da Xbox Live Arcade.
Super Meat Boy é uma continuação do jogo de plataforma original, em flash, entitulado Meat Boy, lançado há mais de dois anos atrás, em outubro de 2008, e que circula em sites à la Click Jogos até hoje. Na verdade não sei se é uma continuação direta, ou simplesmente um novo jogo com jogabilidade melhorada, mas isso não interessa.
O que importa é que SMB, apesar de ter todo um estilão "jogo de plataforma clássico", cumpre os dois requisitos para contra-argumentar as reclamações dos jogadores nossa-sou-fodão-acho-todos-os-jogos-fáceis de hoje em dia: é atual e é difícil pra caralho.
A jogabilidade é minimalistamente simples (setas esquerda e direita para andar, Space para pular e Shift para correr), mas os comandos são sensíveis e respondem muito bem, permitindo grande controle sobre a movimentação do "menino-carne". O fato de poder escorregar nas paredes lembra bastante games clássicos como Castlevania e Mega Man.
Um dos chefes do game - clique na imagem para ampliar. |
O jogo é organizado em capítulos, e cada capítulo é composto de trocentas fases normais, cujo objetivo é atravessar variados obstáculos mortais até chegar ao final, e mais a fase do chefe, que é a mesma coisa só que com um inimigo grande e chato pra complicar ainda mais o que já estava difícil. As fases são bem curtinhas, mas vale ressaltar que não há barra de energia, checkpoints, vida extras nem nenhuma frescura do tipo. Se tu encostar em qualquer coisa que não deveria, tu está MORTO. E começa de novo lá no início.
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"Estão felizinhos, é?" |
A história segue um estilo meio "Tom & Jerry", ou seja, ninguém fala nada, percebemos o que está acontecendo através das ações, gestos e expressões faciais das personagens. Aliás, o jogo é bem cartunesco, em todos os sentidos. Bom, voltando à história, ela... Hum... É o mais clichê possível: o cara mau odeia e, por isso, dá um pau no mocinho, depois sequestra e foge com a namorada dele. Cabe então ao "herói" (mas que raio de herói leva uma surra do vilão logo no início?), passar pelas mais insanas e perigosas situações para resgatar sua amada e blá-blá-blá... Acho que dá pra notar a clara referência a um dos mais populares games de plataforma de todos os tempos, inclusive até no título de SMB.
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"Eu ODEIO gente feliz!" |
Mais do que isso tu terá de jogar para saber (apesar de que eu já disse quase tudo). O que posso afirmar e repetir é que, sem dúvidas, Super Meat Boy é absurdo. Aqui, morrer é como piscar (e piscar definitivamente significa morrer). E o pior de tudo é que os desenvolvedores não só estão perfeitamente cientes disso, como também colocaram no menu da tela principal uma opção chamada "Statistics", que abre um quadro onde se pode ver o número total de mortes até o momento. Eu, por exemplo, só completei os dois primeiros capítulos (11% do game) e já tenho 372 mortes no currículo.
Então se tu te acha o bonzão, recomendo. Só não acabe quebrando o seu monitor batendo com o teclado ou algo do tipo. Ah e esse jogo até me inspirou a escrever um post interessante. Aguardem.
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