quarta-feira, 12 de junho de 2013

Sobre visitas indesejadas, caminhos tortuosos, potes de pirita e picos do Himalaia

Deixe-me dizer-te uma coisa ou duas sobre o Fracasso, meu caro. Ele andou te incomodando, certo? Estás deprimido, com a autoestima estirada no chão, te perguntando por que é só contigo e todo aquele negócio de “oh céus, oh vida”, correto? Pois bem, não é só contigo. Não achas que é muito egoísmo pensar que o Fracasso só olha pra ti? Aqui vai a REALIDADE, amigo: ele está sempre por aí, esperando para ser compartilhado pelo maior número de pessoas possível. Ele é uma prostituta safada. E alguns o agarram com orgulho, ainda assim. Quer saber por quê? Porque ele é necessário. Caso contrário, viveríamos num mundo tedioso, onde todos são vitoriosos e felizes. Aliás, não existiria felicidade, pois não haveria nada de ruim para usar como comparação e assim definir o oposto de ruim. Existiria apenas um nada. Um vazio existencial. Não haveria nada a alcançar; tudo já estaria nas nossas mãos. E a partir desse momento, meu caro, teríamos deixado de ser humanos.

Sabes quando é que tu vais atingir a Felicidade? Falo da Felicidade Plena, dos contos de fadas e tudo o mais. NUNCA. Ah, ok, não sejamos tão perversos assim: podes sim alcança-la, e até mesmo segurá-la por uns instantes a mais, se fores educado e souberes cuidar com carinho. Mas tê-la pra sempre, nunca. Esqueça! E não importa quanto tempo ela tiver ficado. Quando ela tiver ido embora, sempre parecerá que não permaneceu o suficiente. E o que acontece a seguir?

A seguir surge – isso mesmo – a Tristeza. Essa aí que estás sentindo agora, prima em primeiro grau do Fracasso. E podes ter certeza absoluta de que ela visita a todos, sem exceção. Então por que reclamas que não gosta quando ela te importuna aparecendo sem convite para uma xícara de chá, ou quando ela toma sem pudores o quarto de hóspedes emprestado por meses a fio? Por que questionas a sua presença? Não é nenhum bullying particularmente direcionado a ti. Eu já falei, tu não és especial. Ela simplesmente quer um pouco da tua companhia, assim como a de muitos outros. E no fundo, não é ela que precisa de nós, e sim o inverso: NÓS precisamos dela.

Portanto, abrace-a, acostume-se e desfrute de sua presença. Tenha a serenidade e a condescendência de saber que a Tristeza, tanto quanto o Fracasso, é fundamental para o crescimento, o amadurecimento, a evolução pessoal. E se trata apenas disso: o processo de evolução. O CAMINHO. Não existe o pote de ouro infinito no fim do arco-íris. O que existe é um pequeno pote de pirita que, confesso, talvez nem seja alcançado, ou então até seja alcançado, consumido, alcançado de novo em algum outro lugar e usado mais algumas vezes. Mas o pote em si não interessa, pois ele se esvai. O que importa é a garra para sempre procurá-lo. Mesmo que nunca o tenhas vislumbrado, mesmo que o tenhas perdido por descuido, mesmo que apenas encontres um misto de barro e fezes por incontáveis vezes.

Pois ISSO é ser humano. É correr do ponto A ao ponto B tomando o maior número de tombos possível e parando para tomar um refrescante gole d’água quantas vezes for preciso (ou quantas vezes ele estiver disponível). É resistir ao caminho e se orgulhar da oportunidade de poder tê-lo trilhado, independentemente do grau de sua tortuosidade ou de sua suavidade. É o movimento, é a ação, é a mudança constante que dá vida à vida. 

E não me fales que é difícil, eu SEI que é. Podes chorar sim, mas sem exagero, vai faltar água no mundo daqui a algumas décadas. Podes reclamar também, mas com moderação, porque ouvido não é penico. Eu mesmo já chorei, já reclamei. Já beirei a depressão patológica. Já atingi o Pico do Himalaia da alegria e da euforia. E lá, perdi o equilíbrio e desandei montanha abaixo. Quando cheguei ao solo, a bola de neve que havia se formado ao meu redor durante a queda estava tão espessa que mal conseguia me mexer, e acreditei que jamais sairia. Mas nesse momento, vieram algumas pessoas e começaram a remover a neve. Nesse momento, percebi que tinha subido tão alto que não as enxergava mais, e parecia que não precisaria de qualquer ajuda delas. Já no chão, vemos com clareza o valor real das pessoas.

Concluindo a moralzinha da historinha pra criancinha dormir: sejas gentil com a tia Tristeza, persigas pelo caminho tortuoso o pote de pirita mesmo sabendo que poderás não encontrá-lo e nunca deixes de VALORIZAR o que tu já tens. Por último, mas não menos importante, não tenhas a ilusão de que poderias ser completamente satisfeito e realizado um dia. O homem é, por definição, insatisfeito.

Realidade: nunca nós.
Caminho: isso sei valorizar.
Para pensar... :B

Um comentário:

Petitnicollas disse...

Excelente texto giovanni