sábado, 27 de fevereiro de 2010

Desmistificando tribos urbanas: CDF's

Estamos nos encaminhando para a reta final da matéria Desmistificando Tribos Urbanas, então hoje chegou a vez de falar sobre a penúltima e, sem sombra de dúvidas, mais controversa tribo de todas que já foram ou serão analisadas aqui: os CDF's!

Um tipo complicado

Realmente é difícil falar sobre os CDF's, porque as opiniões são sempre muito divididas, não há nenhuma espécie de consenso geral para este grupo. Há quem os defenda, quem os ataque, quem os admire, quem os deteste, quem os defina de um jeito e quem discorde veementemente de tal definição. Então quase qualquer coisa do que seria dito neste texto poderia - ou não - ser encarada como verdade, dependendo do que melhor convém ao leitor com base em suas experiências pessoais.

De fato, só há uma característica que podemos, sem medo de errar, afirmar que é inerente a esta tribo tão peculiar. Vou revelá-la no próximo parágrafo e a partir disso, me ocorreu a ideia de comentar algumas das diversas sub-categorias de CDF's existentes. Eu sei que até agora a minha prioridade foi justamente o oposto, ou seja, apresentar uma visão geral e majoritariamente aceita das tribos em questão, evitando prender-me a descrições dos micro-grupos internos de cada uma delas. Mas no caso dos CDF's, devido a esta divergência tão grande de opiniões, optei por escrever sobres vários tipos de CDF's, pois assim aumentam as chances de tu, que está lendo, identificar (ou identificar-se como) um CDF sem maiores dúvidas, como é o objetivo proposto desde o início da matéria.

A sigla

Segundo fontes mais "respeitáveis", a sigla CDF significa Cabeça (ou Crânio) De Ferro, e é assim que a maioria da turma de uma escola chama determinados alunos, porque - e agora vem a revelação de que falei no parágrafo anterior - eles tiram notas altas devido ao fato de estudarem muito. Como eles passam muito tempo estudando, então é de se pressupor que o cérebro deles é bem resistente e eles pouco se desgastam mentalmente, mesmo com horas e horas de leituras e exercícios. Daí a expressão "cabeça de ferro".

Só que, na verdade, a versão correta (infelizmente) é outra... CDF se originou na realidade da expressão Cu De Ferro. Os alunos chamavam os colegas estudiosos assim porque eles deveriam ficar muito tempo sentados estudando, então os músculos glúteos teriam de ser bem fortes para aguentar o grande período de tempo sob compressão na cadeira.

Cada um do seu jeito

Agora que já sabemos a única coisa que todos os CDF's têm em comum - o fato de estudarem pra caramba e conseguirem notas altas - é hora de apresentar alguns tipos comuns de CDF's.

CDF clássico: Este é o tipo mais comum de CDF. Ele gosta de sempre fazer "o que é correto" e tem um forte sentimento de culpa quando acha que não estudou o suficiente para responder pelo menos 85% das questões possíveis em uma prova. Estuda muito para orgulhar os pais ou responsáveis e para manter uma boa reputação entre os professores. Apresenta notas muito altas e se sente mal quando não recebe a nota esperada. Assemelha-se do Nerd Clássico, pois geralmente não tem um ótimo relacionamento com os colegas e é frequente alvo de bullying dos mesmos.

CDF sociável: Pode-se dizer que este tipo de CDF está para o CDF clássico assim como o Geek está para o Nerd. Ele se dá melhor nos relacionamentos, mas suas notas são levemente inferiores às do CDF clássico. Mesmo assim, ainda apresenta uma estabilidade impressionante no seu desempenho acadêmico, dificilmente tendo uma grande variação nas suas notas de uma prova para outra, e de uma matéria para outra. São os famosos queridinhos da turma, pois têm bom comportamento, notas boas, carisma e senso de humor, na maioria das vezes.

CDF extremo: É o tipo de CDF mais doentio, mas bem raro nos dias de hoje. Escolhe sempre a primeira carteira, o mais próximo do professor quanto possível. Não fala absolutamente nada durante as aulas, nem para fazer uma pergunta que seja, mas anota tudo o que o professor fala e escreve. Estuda muitas horas todos os dias e quase não faz outras atividades. Ele NÃO faltará a nenhuma aula, a menos que esteja com um problema gravíssimo de saúde. E mesmo assim, se voltar vivo, ele desesperamente procurará por outro colega CDF da sua turma para pedir o caderno emprestado e copiar tudo o que perdeu.

CDF puxa-saco: É o CDF que além de estudar muito e ter notas boas, ainda fica elogiando e fazendo favores aos professores. Prontamente se oferece para tarefas como trazer um cafezinho, buscar um apagador na sala ao lado, chamar o coordenador, entrgar as provas, etc. Ele acredita que assim aumentará suas chances de que os professores "fiquem de bom humor" ao avaliarem as provas feitas por ele.

CDF por falta de escolha: É um tipo um tanto triste de CDF, pois ele é obrigado pelos seus responsáveis a ter desempenhos ótimos no colégio. Em muitos casos não só está presente a pressão psicológica de ser considerado idiota se não tirar notas boas, mas há também o castigo: nada de televisão, nada de videogames, nada de sair à noite, nada de diversão ou até mesmo uma surra de cinto se não for bem na escola.

CDF organizado: Esse é o CDF que mesmo estudando em excesso, consegue organizar perfeitamente seus horários e duração dos estudos, o que geralmente resulta em um melhor aproveitamento do tempo. Como sobra tempo livre, ele consegue ter atividades de lazer frequentes e não se estressa tanto. Muitos até praticam esportes.

CDF pau-no-cu: Este é o mais repulsivo tipo de CDF. Quando um aluno faz alguma merda ou pirraça mas os professores não sabem quem foi, o CDF pau-no-cu espera até que todos tenham saído no recreio ou no fim da aula e então dedura o pobre colega. Esse tipo não tem amigos (a menos que haja outros CDF's pau-no-cu em sua classe) e adora contar vantagem sobre como suas notas são maiores e o quão superior aos demais alunos ele é, ou sobre como ele terá um futuro promissor e provavelmente será o chefe de algum dos seus colegas burros.

Concluindo

Certamente tu deve ter conhecido (ou mesmo é ou já foi) um CDF desses. eles estão mais presentes no nosso cotidiano do que tu pode imaginar.

Mas independentemente dos tipos de CDF, pode ter certeza que muitos de nós, se ainda não somos, um dia seremos um pouco CDF's em algum momento da vida. Afinal, CDF é o cara que estuda e, convenhamos, o mercado de trabalho está cada vez mais acirrado e exigente.

Nenhum comentário: