domingo, 1 de março de 2009

Leituras recentes

Comecei a ler nessas férias de verão um livro chamado O Crânio e o Corvo, de Leonel Caldela. Havia feito uma visita à Jambô da Sarmento Leite, no centro, no final do ano passado, para verificar novidades e, talvez, me dar um presente de fim de ano. Achei o tal livro e não pensei duas vezes!O Crânio e o Corvo, na verdade, é a sequencia de um primeiro romance, chamado O Inimigo do Mundo, ambientado no conhecido - entre os brasileiros - cenário de RPG Tormenta. Há ainda o terceiro livro, O Terceiro Deus, o qual espero ter oportunidade de ler quando acabar o segundo.
Primeiramente explico-lhes Tormenta: é, como já falado, um cenário, ou melhor, um mundo de fantasia medieval, criado no Brasil, e serve para os jogadores de RPG amantes do gênero criarem suas histórias e jogarem suas partidas. Há reinos, disputas por poder e guerras, elfos, minotauros, goblins, deuses, magia e muita confusão. Para os menos familiarizados com esse tipo de coisa, é algo como o mundo de O Senhor dos Anéis, embora eu não ache que seja uma boa comparação, mas enfim, só para que saibam o estilo da coisa.
Eu já havia lido, claro, O Inimigo do Mundo há uns anos atrás, pois gosto muito de Tormenta e acompanhava sempre os materiais que saíam para o cenário.
E agora já estou quase na metade de O Crânio e o Corvo!
Para quem gosta da Idade Média e de criaturas fantásticas, os livros são muito bons. E só porque digo "fantásticas" ou "fantasia", não espere coisa bonita não. Aqui o troço é feio, muito feio. Violento, brutal, repugnante, trágico. Emocionante. Como não poderia deixar de ser, né?
E o legal é que tu não fica boiando muito não, mesmo sem conhecer Tormenta. Os lugares importantes, eventos, personalidades e tudo o mais que aparece na trama é bem apresentado e descrito. Até quem nunca leu nada sobre Tormenta pode sentir como é.
Para quem gosta de Tormenta, mais recomendado ainda!
Não me lembro com exatidão de todas as partes de O Inimigo do Mundo, mas de uma coisa me lembro: achei muito bom mesmo! Até tive que reler alguns pedacinhos para esclarecer pequenas dúvidas que vieram à minha mente enquanto leio O Crânio e o Corvo, e relembrei uns momentos sensacionais!
O Crânio e o Corvo está sendo, até agora, um pouquinho menos emocionante que o primeiro livro, talvez por impaciência minha (xD) e pelo próprio tamanho do livro. É maior que OIdM, e (não sei se foi impressão minha, só, mas) as coisas se desenrolam um pouco mais lentamente.
Entretanto, está longe se ser ruim! Parabéns a Leonel Caldela, que está conseguindo retratar tão bem o maravilhoso mundo de Tormenta, com histórias únicas e interessantes, e, se alguém se interessar, leia logo!
Mais informações nos links abaixo:
http://www.jamboeditora.com.br/editora/tor-idm.php
http://www.jamboeditora.com.br/editora/tor-ceoc.php
http://www.jamboeditora.com.br/editora/tor-otd.php

Nenhum comentário: