sexta-feira, 20 de março de 2009

Primeiras Impressões sobre a arte de blogar

Até alguns minutos atrás eu estava com um sono, daqueles que fazem tu ficar imóvel na cama, exceto pelos olhos, que ficam fechando e abrindo, enquanto tu luta para tentar prestar atenção e não apagar de vez enquanto vê TV.

Mas sabe quando tu levanta da cama para fazer uma última coisa antes de dormir, e depois disso, tu perde o sono? Foi esse o caso agora há pouco. Fui checar o Orkut e depois perdi a vontade de dormir. Aqui estou, então, para mais um post. Este é sobre uma idéia que acabei de ter. Neste mesmo momento em que lhes escrevo estou pensando em como vou desenvolver o assunto. Mas lá vai.

Neste primeiro mês (menos de um mês, na verdade) como blogger, tive alguns pensamentos e impressões, os quais acho que sejam interessantes para compartilhar.

Impressão 1 - Blogar exige pesquisa:
Seja no dicionário, para conferir se estamos escrevendo corretamente ou para utilizar um sinônimo mais rebuscado daquela palavra batida, e seja em sites, revistas e livros, para certificarmo-nos de que não estamos falando merda ou para acrescentar algumas informações e deixar o post mais rico, o fato é que um blog necessita de pesquisa para ser administrado. Pelo menos o tipo de blog que eu proponho sim.

Impressão 2- A pesquisa faz aprendermos e ficarmos informados:
Não há muito o que dizer aqui, é meio óbvio. Às vezes queremos falar de algo do qual achamos que já sabemos bastante, mas ao começar a escrever, surgem dúvidas e percebemos que talvez poderíamos aprender um pouquinho mais sobre o tal assunto, coisa ou sei lá.

E enquanto estamos lendo sobre determinada coisa, várias vezes somos levados, por um link por exemplo, a conhecer outra coisa, e depois outra, e mais outra, e aí já lemos por tanto tempo que esquecemos da idéia inicial de fazer o post!

Impressão 3 - Blogar desenvolve a linguagem:
Quando tu escreve, pode ter certeza de que, em algum momento, tu vai começar a repetir as palavras e expressões, e o texto ficará chato. E, como já dito antes, também ocorrerão dúvidas de ortografia. Então tu recorre ao dicionário, para buscar expressões equivalentes e escrever certo. Teu vocabulário cresce e tu passa a dominar vários meios de se comunicar.

Impressão 4 - Blogar exige mais tempo do que o esperado:
Tu lê um post num blog em alguns minutos, talvez segundos, e fica achando que deve ser muito simples escrever. Mas não é bem assim. Escolher o assunto, pensar em como ele será exposto e comentado, pesquisar, formular as frases, lembrar de coisas e adicioná-las, ler, revisar (corrigindo erros) e colocar fotos (algumas vezes, após tu mesmo editá-las no Paint), videos e links definitivamente toma um tempo considerável.

Impressão 5 - Blogar é fácil:
Fácil porque, quando recém criado o blog, tu pensa:"Ah, assunto é o que não falta, posso falar sobre tanta coisa, barbada...".

Impressão 6 - Blogar é difícil:
Difícil porque, ao pensar isso, tu não enxergou que: "E agora, sobre o quê eu vou escrever? Que droga, não consigo decidir." Não é fácil escolher o assunto, pois tu não vai conseguir escrever sobre tudo o que tu pensa que pode. E outra coisa que torna difícil a escolha é a possibilidade de que tu esqueça, no futuro, de escrever sobre o assunto deixado de lado hoje, mesmo que ele seja interessante e mereça comentários.

Há mais fatores que determinam o que será escrito: num dia tu pode não estar muito afim de escrever muito, e aí, mesmo tendo uma idéia boa, acaba só copiando alguma bobagem que tu viu em outro lugar e achou engraçado. Noutro, tu está extremamente inspirado e com vontade de digitar por horas. Mas, no meio do post, os pensamentos lhe fogem, daí tu começar a se "arrastar" para escrever o resto e já não fica tão legal. Ou, ainda, tu está focado e conseguindo digitar um belo post. Porém, já é tarde, tu está cansado e resolve continuar no dia seguinte (salvando como "rascunho"), com as energias e o cérebro renovados. Só que aí, pela manhã, já não está mais com tanta vontade de escrever sobre aquilo. Surgem novas idéias e aí o rascunho do dia anterior fica em segundo plano.

Impressão 7 - Não se deve esperar comentários:
Acredito que o objetivo principal de criar um blog seja a necessidade de comunicação. Quando escrevemos, certas vezes apresentamos um tema de forma mais imparcial. Em outros momentos, estamos com vontade de dar nossas opiniões. Mas de um jeito ou de outro, queremos que as pessoas leiam nossas idéias. E queremos saber o que elas acham daquilo.

Mas se tu começa a escrever com a esperança de que terás muitos comentários, tu vai se decepcionar. Li em algum outro blog por aí que somente uns 10% dos leitores (quando temos um número significativo de leitores, hehe) deixa um comentário. Sei lá porquê. Acho que elas têm preguiça de responder, ou talvez nem tenham formado uma opinião concreta. Podem não ter gostado e ficaram receosos de escrever e ofender. Podem ter achado o texto grande demais para ler até o fim. Até um vídeo idiota no Youtube pode ter muitos comentários. Mas com um blog é diferente. Eu mesmo leio blogs e quase nunca deixo comentários, apesar de dar a cara a tapas no meu próprio. Acho que vou começar a comentar mais. Dê e receberás, hehe (sem piadinhas com o "dê", por favor).

O melhor a fazer é não deixar isso incomodar. Afinal, estou escrevendo também porque gosto, por diversão, não somente para saber o que os outros acham de mim. Não escrevo só para agradar ou irritar os outros. E se gosto de escrever, posso continuar com ou sem comentários, falando do que gosto e sendo feliz.

E que se fodam todos vocês, que não comentam nada (hehehehe)!

Obs.: Só para este post simples, sem nada de mais, gastei duas horas. Se tu queres ter teu blog, mas não dispõe de tempo, cuidado! Tu enfrentará dificuldades e poderá estar fadado ao fracasso!

EDIT: Esqueci de dizer que a idéia do post me veio à mente após ouvir uma música da banda The Strokes e lembrar do nome do seu terceiro álbum: First Impressions of Earth.

Um comentário:

Juliano Pereira disse...

Excelente texto!! Parabéns!

é bem a real do q ocorre!!

Só faço 1 crítica construtiva:
quem tiver pouco tempo pode fazer o post em partes, e deixar ele em rascunho (ja fiz isso); ou escrever algumas ideias do post na agenda (quem nao tem tempo geralmente utiliza uma) e depois é só juntar as coisas e fazer o fechamento.

Enfim, o blog é uma ferramenta de aprendizagem e auto desenvolvimento, o mundo hoje valoriza mais a escrita do que a leitura. Os estudantes de jornalismo frequentemente utilizam esta tática, mas ela é excelente a todo e qualquer profissional que deseja ascensão.

Continue assim!
abraço!