sexta-feira, 2 de abril de 2010

100 filmes em 365 dias

Todo ano eu tento fazer alguma coisa nova. Ano passado, decidi que faria um curso de língua japonesa, mas esse ano resolvi parar com ele porque eu estava ficando sufocado demais. Então, já que parei com o japonês, resolvi criar uma outra meta qualquer, por mais idiota que fosse, só para não terminar 2010 dizendo que não fiz nada de interessante.

A meta é simples: ver 100 filmes esse ano. A ideia surgiu do fato de eu ter tido contato com alguns filmes underground (e outros nem tanto) que me surpreenderam bastante, o que me levou a ter vontade de assistir mais filmes tão interessantes quanto. Desde então encontro algumas horas na semana para pesquisar e baixar por conta própria.

Apresento-lhes, portanto, a lista dos filmes que vi até agora neste ano de 2010, ressaltando que todos os fimes aqui presentes foram vistos direto no PC (nos casos em que baixei ou assisti no Tube) ou no meu PS2 (nos casos em que aluguei o DVD), com exceção de Avatar, que eu vi no cinema mesmo. Ou seja, não estão aqui listados os filmes que eu possivelmente possa ter visto na televisão. E nada de filmes vistos pela metade, consequentemente. Tudo visto do começo ao fim.

Filmes vistos em 2010 até agora:

Bastardos Inglórios
Prova de Fogo
Avatar
Adventure Land
Top Gang 2: A Missão
O Iluminado
Donnie Darko
Pi
Oldboy
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
500 Dias com Ela
Clube da Luta
O Lutador
Réquiem para um Sonho
Zodíaco
Cubo
Fanboys
Amnésia
Quero Ser John Malkovich
Street Fighter: A Lenda de Chun-Li
Beleza Americana
Caso 39
Tempo de Violência
Caché
O Balconista

A maioria dos filmes foi vista por indicação de um sujeito qualquer da internet ou então de um site de resenhas descritivas e críticas ou então porque tem uma boa colocação neste site. O restante, bom, um filme remete a outro. Geralmente em comentários as pessoas detectam semelhanças e acabam citando filmes anteriores como referência. Ah, e ainda tem uns ali que peguei por livre arbítrio, sem ter nenhum aviso prévio da qualidade da coisa. Dito isto, agora vou listar os melhores (na minha opinião) entre eles e também as maiores decepções.

The best so far (porque se falamos em inglês fica melhor ainda):

Bastardos Inglórios
Top Gang 2: A Missão
Donnie Darko
500 Dias com Ela
O Lutador
Requiem para um Sonho
Cubo
Amnésia
Beleza Americana
Tempo de Violência

Obs.1: Os filmes não estão ordenados em ordem de preferência ou de qualidade, mas sim de acordo com a data em que vi, sendo os primeiros os que eu assisti antes.
Obs.2: Destaque para os diretores Quentin Tarantino e Darren Aronofsky, cada um com 2 filmes no top 10.

Maiores decepções:

Prova de Fogo
Avatar
Adventure Land
Zodíaco
Street Fighter: A Lenda de Chun-Li

Obs.: Obviamente nenhum destaque, mas notas especiais para Prova de Fogo, por sua chatice, previsibilidade e "lição de vida"(veja o filme para maiores detalhes, embora eu não recomende), e para Street Fighter: A Lenda de Chun-Li, que leva o troféu na categoria Decepção, principalmente para os fãs da franquia.

Antes de terminar, queria mencionar que há 3 filmes que ainda não entraram na lista - mas certamente logo entrarão - porque eu não consegui vê-los por completo. Dois deles eu simplesmente desisti de assistir, porque peguei na locadora mas os DVD's estavam ruins e travavam a cada 25 milisegundos. São eles Onde os Fracos Não Têm Vez e O Curioso Caso de Benjamin Button. E quanto ao último (mas na verdade o primeiro que assisti), não consegui ver a parte final porque, bem... É INSANA. Só para terem uma ideia do que estou falando, as cenas finais são avaliadas por 11 a cada 10 pessoas como a coisa mais repulsiva, angustiante e horrível que eu já vi num filme. Riam, mas sou cagão e fiquei com medinho de ver. O nome do filme é Audition. Pesquisem.

Por hoje é só. Em breve posso fazer uns reviews dos filmes que mais se destacaram para mim. Té mais.

Nenhum comentário: