domingo, 15 de março de 2009

Falando como na Terra do Sol Nascente

Matriculei-me semana passada num curso de japonês, imitando um tio e amigo, e após ser convidado e encorajado por um outro amigo. O lugar, na verdade, é um centro de cultura nipônica que existe há vários anos aqui perto de casa. E eu nem sabia! Além desse curso em que me matriculei - para o aprendizado da língua - há diversos outros oferecidos lá; alguns bem interessantes, pelo menos à primeira impressão. Pena que a semana não tenha 8 ou 9 dias.
Comecei ontem, sábado, e já que faço somente nesse dia, são 3 horas de aula. O único problema, até agora, é o sábado meio, hum, quebrado. Porque tenho a manhã livre, a qual não aproveita-se muito, já que geralmente acordo tarde e tenho que almoçar cedo. Cedo porque a aula começa à uma da tarde. Depois, o resto do dia livre.
E agora que comecei esse curso, tenho me achado meio louco. Sabe, para cursar engenharia na federal, ter cadeiras como Cálculo II, Física II, Álgebra Linear e Mecânica Aplicada (todas ao mesmo tempo, e não citando as outras cadeiras mais "fáceis") já tem que ter algum tipo de problema... Mas para ainda ter a idéia de perder uma parte substancial do sábado e fazer um curso para aprender uma língua completa e absoutamente diferente das que se conhece, tem que ser o quê? Louco!Ou, talvez, uma melhor definição seja masoquista. Se engenharia é difícil, do japonês não se diz menos! Com trocentas regras, vários meios de se referir às mesmas coisas, caligrafia rigorosa, exigência de uma memória insana para gravar palavras e sons que não têm a menor relação com seus correspondentes em línguas ocidentais e muitos, mas muitos caracteres (cada um com suas variações na escrita), é preciso dedicação. E esforço, e suor, e tempo.
Mas é bom ser louco para algumas coisas às vezes. Se há a oportunidade, por que não tentar? Faça aquela coisa inusitada que tu sempre teve vontade ou curiosidade de saber como é. Devemos lembrar de aproveitar a vida, e de que talvez não tenhamos as mesmas condições e tempo amanhã. Experimente.

Um comentário:

CMS BEIRAMAR disse...

olha é verdade tem que ser louco mesmo , pois esta lingua é muito complexa estou aprendendo japones e acho um maximo , mas temos que dedicar todo o tempo do mundo pois é muito dificil.