Já fazia um tempão que eu queria falar sobre o assunto a seguir, mas eu sabia que ele exigiria bastante pesquisa e tomaria um tempo considerável, então fiquei adiando até hoje. Mas já que estou inspirado, vamos começar.
Farei, hoje, uma introdução às "tribos" urbanas dos Nerds, Geeks, Otakus, CDF's e Fanboys. Muito provavelmente tu, que está lendo, já tenha ouvido falar ou já seja até familiarizado com algumas dessas denominações. Mas o que é isso afinal? O que define alguém pertencente a um grupo ou outro? Quais as diferenças? Muitas vezes, com as semelhanças nas definições, nos confundimos.
O próposito desse texto é justamente apresentar ao leitor essas exóticas sub-categorias da cultura popular urbana, e permitir, para aquele já conhecedor do assunto, sanar suas dúvidas e saber em quais dessas tribos ele pode ser classificado. Nós próximos posts, farei detalhadas "radiografias" de cada uma delas, ao mesmo tempo em que mostro as conexões entre elas e seus pontos marcantes.
Nova era
No mundo contemporâneo, com o rápido desenvolvimento da tecnologia, pudemos constatar sua forte disseminação nos variados cantos do planeta e nas diversas classes socias. Hoje é raro encontrar quem não tenha um telefone celular ou um computador em casa. A popularização da internet fez entrarmos na era da velocidade, da informação, da interatividade. É muito fácil saber o que está acontecendo, neste exato momento, no outro lado do mundo. Os jovens de hoje são capazes de ler, digitar, ouvir música, jogar um jogo, ver TV e conversar com alguém ao mesmo tempo. Qualquer um pode baixar filmes, séries e games de qualquer canto do mundo de graça.
E como resposta a esse início de uma nova era, surgem na sociedade diversos grupos de pessoas com gostos semelhantes, relacionados de alguma forma, às novas tendências (ui) e hábitos da atualidade. Ou seja, são as chamadas tribos. É o caso daquelas 5 citadas anteriormente. Obviamente, há muito mais do que essas 5 tribos por aí. Então tu pergunta: "Tá, então por que tu vai falar especificamente dos Nerds, Geeks, Otakus, CDF's e Fanboys?"
Bom, primeiro porque são tribos com as quais eu me identifico. E segundo porque, no caso da maioria delas, acontece um fenômeno bastante interessante: são tribos em ascensão na sociedade atual. Se, por exemplo, antes a denominação "nerd" era sinônimo de "fracassado" ou "estranho", agora ser nerd está na moda. As pessoas gostam dos nerds, precisam dos nerds. Elas querem ser nerds.
Por enquanto, é isso. Espero ter deixado os leitores ansiosos pela continuação, hehe... Na próxima parte, começarei destrinchando a tribo usada no exemplo do último parágrafo: os Nerds! E se não ficar muito grande, talvez já fale dos Geeks também, o que seria bom, devido ao fato de esses dois grupos caminharem, muitas vezes, lado a lado. Mas veremos na hora.
Até mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário