terça-feira, 7 de julho de 2009

Top 12 games para PlayStation 2 jogados por mim - Parte 2

Continuando a lista. Não espere muitas surpresas. Talvez haja 1 ou 2 jogos que tu não esperaria encontrar aqui, mas a maioria das minhas escolhas segue uma base formada de games aclamados e consagrados pela crítica. Até pode-se dizer que algumas ausências surpreendam mais que as presenças. De qualquer forma, isto que tu está prestes a ler é nada mais do que minha humilde opinião, sobre jogos que já joguei no PS2. Nada impede ninguém de discordar. Mas respeite.


Nº 6 - Ico

Veja meu review aqui e depois aqui.


Nº 5 - Tomb Raider: Legend

Um dos melhores jogos de aventura que já joguei. A volta por cima de Lara Croft se traduz nesse jogo. Após o fracasso de Angel of Darkness, todos achavam que ela não se ergueria mais. Erraram feio. O único defeito do jogo é que é relativamente fácil. As mortes geralmente ocorrem ao calcular mal o salto de um local perigoso, ou naquelas cenas onde tu deve apertar a combinação de botões certa. Em combate, é difícil morrer, com a mira automática e inimigos idiotas.


Nº 4 - Hitman: Blood Money

Se procuras por algo diferente, este é o jogo. Aqui, somente força bruta e poder de fogo não bastam. Apesar de poder contar com armamento pesado, é preciso ser rápido e silencioso. Uma falha sequer pode significar um grande problema, ou até mesmo o fim da missão. Podes até tentar cumprir seu objetivo na marra, matando todo mundo que vier pela frente, mas raramente dará certo; geralmente te matarão antes que consiga chegar próximo ao alvo. Hitman é um grande game: Design criativo dos cenários das missões, objetivos legais e, certamente, muuuuuuitas tentativas até conseguir fazer tudo direito.


Nº 3 - Shadow of the Colossus

Idéia mais fantástica e inovadora já criada para um jogo. É, simplesmente, bom demais! Um dos melhores jogos já criados, sem dúvida. O fato de ter que derrotar 16 daquelas coisas gigantescas, cada uma com suas peculiaridades e maneiras de aproximação, é muito legal, e a sensação de vê-las tombar, após dar o golpe final cravando uma espada em seus corpos, é indescritível.


Nº 2 - God of War

Mais um que dispensa comentários. Todos já devem conhecer. Se tu não conhece, tenha vergonha. O que posso comentar é que realmente não sei qual é o melhor, se este ou o GoW2. No 2 há diversas novidades nos golpes e no sistema de combate. O 2 é mais longo, com muito mais chefes e lutas incríveis, também gostei muito. Mas, apesar de não lembrar de todas as partes do primeiro jogo com clareza, lembro bem da emoção que tive ao jogar. Foi sensacional. Apesar de ter achado o 2 melhor no geral, analisando friamente, não senti tanto a magia que senti ao jogar o original. E a genialidade das cenas e do desenvolvimento da história caiu de qualidade do primeiro para o segundo jogo, na minha opinião.


E agora, sem mais delongas, conheçam o meu game número 1 de todos os tempos para PlayStation 2!


Nº 1 - Metal Gear Solid 3 - Subsistence

A perfeição em forma de game para PS2. Tudo neste jogo é impecável. A exploração, as armadilhas e perigos, os animais, as armas e equipamentos, os itens escondidos, as técnicas de combate, os sistemas de comida e tratamento de ferimentos, a camuflagem, as opções, a A.I. dos inimigos, os combates com os chefes... Nunca tinha visto um chefe tão legal e inovador (mas um pouco irritante às vezes, admito) quanto The End, por exemplo. Veja um vídeo dessa luta aqui.

A qualidade gráfica e a história então, nossa! Parece um filme, com a diferença de poder controlar o protagonista como tu quiser. O maior exemplo que existe para se fazer um bom jogo. Realmente, uma verdadeira obra de arte do entretenimento. E para fechar com chave de ouro, em Subsistence tu tens a opção de posicionar a câmera para que fique atrás do Snake, como num jogo em 3rd person comum, ou continuar com a câmera fixa, como nos outros jogos da série.


Notas finais

Pois é, nenhum FPS puro. Quase todos da lista são em terceira pessoa e alguns têm o modo primeira pessoa "embutido". Eu não gosto muito de Shooters. Prefiro um jogo no qual tiroteios fazem parte dele, e não um jogo que se resuma a tiroteios.

Sim, também fiquei surpreso comigo mesmo por não incluir nenhum RPG, nem mesmo um Action. Mas por que nenhum na lista, já que o PS2 tem tantos e tão bons títulos nesse estilo?

Antigamente eu gostava muito de RPG's, posso dizer até que era o que eu mais passava o tempo jogando, na época do PS One. Mas com o tempo meu gosto foi mudando um pouco. Passei a ter preferência por jogos de ação, nos quias as coisas acontecem mais rapidamente. Num RPG se perde muito tempo para avançar pouco, e geralmente é preciso ficar fazendo várias batalhas de "treino" antes de prosseguir, para ter força suficiente para derrotar os inimigos. Em jogos de ação, depende mais da sua habilidade. Tu vai lá, aperta os botões, mata o cara e segue adiante.

E nada de GTA's em primeiro lugar. O San Andreas nem mesmo ficou no meu Top 12. Não gosto muito de GTA. Entretanto, considero o IV muito foda. Só que o IV não é para PS2, não adianta falar dele aqui.

Nenhum comentário: